Geradores Energia Elétrica
SAIBA O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM OS GERADORES DE ENERGIA ELÉTRICA
Utilizamos a energia elétrica em praticamente todos os momentos do dia a dia. É por isso que, quando ocorre a falta dela, diversas atividades podem ser interrompidas e a produtividade, afetada. Seja nas residências, estabelecimentos comerciais ou industriais, a energia elétrica possui grande importância para que tudo funcione da melhor forma. Já pensou como seria o seu dia sem o lazer da televisão, da internet, do rádio ou sem a existência de lâmpadas para iluminar os cômodos?
A energia proporciona lazer, conforto e promove a segurança para as pessoas. Pensar na vida moderna sem energia elétrica é algo difícil, pois ela permite que indústrias, hospitais, semáforos, escolas, hospitais e diversos outros lugares possam funcionar e, dessa forma, atender à população. A energia também é responsável pelo funcionamento de todo o sistema de comunicação, promovendo o tão importante compartilhamento de informações.
PRODUÇÃO DE ENERGIA NO BRASIL
A energia elétrica tem capacidade de ser produzida com diferentes tipos de fontes. No Brasil, mais especificamente, a maioria da produção de energia provém das usinas hidrelétricas, que usam a força das quedas de água dos rios para que a eletricidade possa ser gerada.
Após ter sido produzida, a energia é encaminhada para os municípios por meio das torres e linhas de transmissão de alta tensão, responsáveis por direcionar a energia por grandes distâncias. São elas que, quando estamos andando pelas estradas, costumamos ver ao lado das pistas.
Quando chega aos municípios, a eletricidade é encaminhada para as subestações de energia, onde os transformadores de tensão regulam e diminuem sua voltagem. Dessa forma, ela está apta a ser direcionada para a rede de distribuição que, com a ajuda dos fios e postes de energia, encaminham a energia para as ruas e residências da cidade.
Antes de adentrar nos lares e estabelecimentos, no entanto, essa energia ainda necessita de uma regulagem em sua voltagem. Por isso, passa por transformadores de distribuição localizados nos postes e que rebaixam a eletricidade para 127 ou 220 volts.
A energia é uma das principais formas de energia que é utilizada atualmente, pois seu transporte facilitado e seu baixo nível de perda nas conversões são pontos que favorecem, muito, seu uso.
Durante todo o caminho que percorre, ela pode passar por interrupções que, geralmente, têm como causa tempestades, ventos fortes e raios. Essas adversidades são responsáveis por interromper a distribuição e fornecimento da energia nos locais.
AJUDA DOS GERADORES
Quando, por algum motivo, ocorre a interrupção na distribuição e fornecimento de energia, um gerador de energia pode colaborar para que o funcionamento de determinadas atividades não seja cessado.
Os geradores de energia elétrica possuem capacidade de transformação de energia química, mecânica, solar ou de outra natureza, em energia elétrica.
Ao contrário do que se possa pensar, os geradores não produzem energia, mas, sim, a convertem de um tipo, para outro.
Uma das principais funções é a garantia contínua de energia, mesmo que exista algum tipo de falha na corrente elétrica. Através da combustão, os geradores de energia elétrica iniciam o movimento mecânico que produz, então, cargas elétricas.
Os geradores de energia elétrica são formados por dois pólos, um negativo e o outro, positivo. O polo negativo possui potencial elétrico menor, enquanto o pólo positivo tem potencial elétrico maior. Eles trabalham em um circuito, no qual a energia para as cargas é fornecida por gerador. As cargas saem do pólo negativo e passam para o positivo.
Os geradores trabalham mantendo uma diferença de potencial, conhecida como a sigla ddp, entre esses pontos. A diferença de potencial elétrico também é chamada de tensão elétrica. Os geradores garantem que essa tensão tenha maior durabilidade, sem ocorrer uma interrupção no circuito elétrico.
Existe, ainda, um tipo de equipamento que é indicado para locais que não podem, de forma alguma, ficar sem energia elétrica, mesmo que isso aconteça por poucos minutos. Trata-se do grupo gerador de energia, uma máquina composta por gerador, um motor que aciona o dispositivo e um tanque de combustível que alimenta o motor. O grupo gerador de energia elétrica supre as necessidades de energia que os lugares como hospitais, supermercados, frigoríficos e supermercados possuem.
COMPONENTES
Apesar de cada tipo possuir determinadas características específicas de componentes, existem alguns deles que costumam ser unânimes nos geradores de energia elétrica, que são:
- Alternador
- Motor
- Regulador de tensão
- Sistema do combustível
- Bateria
- Painel de controle
- Sistema de lubrificação
O alternador produz a saída elétrica da entrada mecânica que o motor fornece. É composto por diversas peças reunidas em uma caixa. Essas peças trabalham em conjunto para criar movimentos entres os campos elétricos e magnéticos, gerando, portanto, eletricidade.
O motor corresponde à fonte de energia mecânica para o gerador. Seu tamanho está proporcionalmente e diretamente ligado à máxima potência que o gerador fornecerá. O regulador de velocidade e tensão monitora e regula a velocidade de rotação que o motor deve possuir, fazendo com que a atividade seja uniforme e concordante com a frequência do gerador.
O sistema de combustível (ou tanque de combustível) possui função de armazenar e injetar o combustível para que o gerador possa funcionar. Geralmente possui dimensão com capacidade suficiente para que o equipamento possa operar de acordo com o seu tamanho.
O sistema de lubrificação é muito importante para que as peças e operações do gerador tenha mais durabilidade. Devida essa importância, é necessário estar atento ao nível de lubrificação da máquina e trocá-lo periodicamente.
O painel de controle apresenta as funções e controles das atividades do gerador. Existem diversos tipos de painéis de controles. A bateria, por sua vez, possui a função de dar a partida no funcionamento do gerador.
Os geradores de energia elétrica possuem, ainda, um sistema de resistência no qual promove um aquecimento constante do equipamento. Essa aquecimento é importante para que o gerador funcione melhor.
TIPOS DE GERADORES DE ENERGIA ELÉTRICA
Existem diversos tipos de geradores. Os principais são:
Gerador mecânico
O gerador mecânico mais simples e conhecido é o dínamo.
A função do gerador mecânico é converter energia mecânica em energia elétrica. Ele é formado por um ímã fixado em um eixo móvel que possui rotação e que, ao entrar em atividade, cria um campo magnético que gera, então, corrente elétrica. Um exemplo de gerador mecânico são os alternadores de carro.
Gerador eólico
A energia eólica é uma das mais vantajosas que existem, pois possui baixo preço e não polui o ambiente. Trata-se de uma fonte renovável, ou seja, é proveniente de um recurso natural que é reabastecido naturalmente, neste caso, o vento.
Apesar de não ser estar entre as energias mais utilizadas, a energia eólica tem capacidade de produzir muita energia elétrica.
Seu uso costuma ser mais recorrente em países desenvolvidos.
Os aerogeradores são exemplos de geradores deste tipo.
Gerador solar
Utilizando um painel específico para o fim, o gerador solar faz a transformação de energia solar em energia elétrica. A energia resultante é denominada fotovoltaica e trata-se de um tipo de energia com baixos impactos ambientais e baixos custos para ser produzida. A energia transformada é armazenada em uma bateria e é distribuída no lugar onde está instalada, que pode ser uma casa ou empresa.
As placas solares são exemplos de geradores deste tipo.
Gerador a gasolina
Este tipo de gerador costuma ser ligado apenas quando há falta de energia e, por isso, acaba gastando menos combustível.
São mais baratos do que os movidos à diesel, quando considerado o tamanho físico e a potência. No entanto, se o seu funcionamento ocorrer diariamente, indica-se a utilização do gerador a diesel, pois o combustível é mais barato do que a gasolina.
Entre as vantagens do gerador a gasolina estão o porte menor e o fato de seu funcionamento não provocar ruídos altos se comparado aos outros tipos de geradores de energia elétrica. Uma das principais desvantagens, no entanto, está no preço do combustível.
Gerador a diesel
Trata-se do tipo mais recomendado e utilizado devido suas diversas vantagens.
Os geradores de energia elétrica à diesel são extremamente resistentes e considerados mais rentáveis, pois costumam ser utilizados por mais tempo do que os geradores à gasolina, por exemplo.
Quando a manutenção é adequada e realizada de forma preventiva, o gerador à diesel tem alta duração e o consumo de seu motor é menor, o que gera mais eficiência quando usado de forma ininterrupta.
O gerador a diesel possui grande capacidade de produção de energia e, por isso, costuma ser utilizado com frequência em locais com dimensões maiores como grandes eventos, hospitais, hotéis, empresas e estabelecimentos comerciais de grande porte.
Gerador a gás
O gerador deste tipo apresenta grande eficiência e costumam ser utilizados em locais que possuem consumo de energia alto, como aeroportos, indústrias e shoppings, por exemplo. Diversos tipos de gases podem ser utilizados no processo, entre eles pode-se citar o gás de aterro e o gás natural.
NORMAS PARA A EXISTÊNCIA DE GERADORES DE ENERGIA ELÉTRICA
Assim como a maioria dos equipamentos, os geradores de energia elétrica também possuem determinadas normas que regulamentam critérios relacionados à fabricação, instalação e uso. Essas normas, assim como a maioria existente, colaboram determinando padrões e evitando possíveis riscos.
A legislação brasileira exige que todos os geradores particulares, ou seja, presentes em empresas, clubes e condomínios, por exemplo, devem possuir um registro ou uma autorização promovida pela ANEEL, sigla relativa à Agência Nacional de Energia Elétrica. Os indivíduos proprietários dos geradores de energia elétrica possuem responsabilidade sobre o equipamento, com dever de mantê-lo devidamente de acordo com as obrigações e diretrizes técnicas previstas por lei.
A Agência Nacional de Energia Elétrica realiza a verificação das condições da instalação do equipamento, bem como a sua manutenção. A segurança é o fator mais importante em relação à essas normas, pois os geradores de energia elétrica, se não utilizados corretamente, podem causar adversidades como choques elétricos e episódios de superaquecimento.
Alguns dos itens de segurança que devem estar presentes nos geradores são:
- Filtro de ar
- Tanque de combustível isolado
- Painel de controle isolado do motor e fechado
- Lâmpada para indicar funcionamento
- Botões acessíveis para ligar e desligar o equipamento
Além dos itens de segurança, como os geradores de energia elétrica costumam possuir altos ruídos quando estão em funcionamento, o profissional que irá manuseá-lo deve estar utilizando equipamentos de segurança, sobretudo protetores auriculares para proteção do tímpano.
AJUDA ESPECIALIZADA
É importante buscar e contratar um técnico especializado na área elétrica para que um projeto seja elaborado e a escolha do gerador que melhor se encaixa nas necessidades seja realizada da melhor forma.
Para que a existência do gerador particular possa ser autorizada, um projeto com determinadas especificidades como, por exemplo, a potência e o combustível a ser utilizado no equipamento, o fabricante e quais os circuitos existentes, deve ser entregue, contendo anotações de responsabilidade técnica.
IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO
Para que se mantenham funcionando de forma eficiente, a manutenção dos geradores de energia elétrica é de extrema importância. Os técnicos especializados que avaliam o funcionamento dos equipamentos geralmente fiscalizam itens como a qualidade do combustível utilizado, a existência de possíveis vazamentos, limpeza de filtros e se existem ruídos anormais.
Além de contribuir na eficiência do funcionamento, a manutenção do equipamento também colabora em evitar possíveis problemas como superaquecimentos, por exemplo.
Devido esses fatores, é de extrema importância buscar por empresas e profissionais qualificados. Na internet existem diversas opções de empresas e, mais precisamente, no portal Soluções Industriais, estabelecimentos do ramo de fabricação, instalação e manutenção podem ser encontrados.
ATENÇÃO NA HORA DA COMPRA
Para realizar a compra de um gerador, diversos fatores devem ser levados em conta, como a potência necessária para que o equipamento possa suprir os componentes que serão abastecidos por ele.
Outro ponto refere-se à estrutura e tamanho do gerador, pois eles costumam apresentar alta dimensão e peso. Este ponto faz com que seja necessário, também, uma pré-análise do espaço disponível para alocar o equipamento.
O tipo de combustível a ser utilizado também deve ser algo pensado, pois isso afetará nos custos e também na eficiência do gerador.